Hoteis Parceiros

Hotel Recanto dos Lagos
A beira do grande lago você pode estar seguro que uma boa comida faz alimenta a alma.

mais informações »

 


 

Rede Social

História

O marco de sua ocupação finca-se no ano de 1531, quando a expedição do bandeirante Martin Afonso de Souza, da Capitania de São Vicente (SP), que partiu com seus homens para desbravar o sertão em busca de riquezas, o grupo deparou com um "monte de pedra" em seu caminho. Era o monte "Picu", que ainda hoje serve de referência para quem chega à região. O povoado foi chamado de Pouso do Pico, São José do Picu, depois São José de Itamonte até a sua emancipação de Baependi em dezembro de 1938. Desde então passou a ser denominado Itamonte (Pedra do MontDurante muitos anos, a cidade, que hoje tem pouco mais de 12 mil habitantes, serviu apenas como "passagem" para aqueles que, vindos do Rio de Janeiro ou de São Paulo, tinham como destino o chamado Circuito das Águas, no Sudoeste de Minas. Mas agora já instituído o circuito das Terras Altas da Mantiqueira que é formado por nove municípios (Alagoa, Delfim Moreira, Itanhandu, Marmelópolis, Passa Quatro, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Virgínia e Itamonte) sendo que este último conta com 70% dos pontos turísticos do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira. É para visitar suas cidades e usufruir de suas belezas naturais que os turistas transpõem as serras do Mar e da Mantiqueira, em um percurso médio de 250 Km.e ou Montanha de Pedra na língua Tupi).

Embora a área urbana de Itamonte tenha os seus encantos, é em sua zona rural que se encontram os grandes atrativos naturais: Itamonte pertence a APA (Área de Proteção Ambiental) da Mantiqueira, o Parque Nacional de Itatiaia - localizado na área mais alta da Serra da Mantiqueira, que tem o Pico das Agulhas Negras, a 2791,5 metros, o seu ponto culminante. É o primeiro parque nacional do Brasil, criado em 1937 por Getúlio Vargas, quem possuía uma residência conhecida como a "Casa de Pedra". Para ter acesso a este lugar, Getúlio usava o Brejo da Lapa para pouso de seu hidroavião. Os primeiros habitantes da região de Itatiaia, foram indígenas do grupo Puri que em sua língua Itatiaia significa "pedra cheia de ponta".

 

Em Itamonte são dezenas de cachoeiras, entre elas as da Conquista, Escorrega, Usina dos Braga e Fragária, além de corredeiras para a prática de canoagem ou acqua ride. A pesca da truta arco-íris, no estilo fly (tipo de pesca com isca artificial em que a habilidade exigida com a vara e a linha sugere um bailado) pode ser feita no rio Aiuruoca, na região da Fragária (um vale que faz divisa com o Parque Nacional de Itatiaia e o Parque Estadual Serra do Papagaio). O Aiuruoca nada fica a dever aos rios argentinos ou norte-americanos. Itamonte já incorporou a preservação ambiental às atividades turísticas. Decreto Municipal de 1977, apoiado pela iniciativa privada, regulamentou a pesca de trutas.

 

Uma curiosidade em Itamonte é a água mineral que jorra das fontes no alto da Garganta do Registro e no povoado de Engenho da Serra. Onde ainda existe um casarão que abrigava S.M. Pedro II, Conde d'Eu e a Princesa Isabel a seu passo pela chamada "Estrada Real", inclusive assistiram missa na Capela São Francisco de Assis em Itamonte. A propósito em uma dessas visitas o povo desta localidade festejou a presença da Princesa Isabel ao som de uma banda de musica, notando a Princesa que o pistom transparecia dissonante por se encontrar avariado, querendo recompensar a homenagem que lhe tributavam presenteou o seu proprietário com um outro que é ainda conservado.

 

Outros povoados, como Monte Belo, Campo Redondo, Vargem Grande, Cachoeirinha, Serra Negra e Sobradinho, mantém as tradições dos teares, da cachaça fabricada em pequenos alambiques, do artesanato de palha e cerâmica, além da manteiga batida à mão e da fabricação de geléias e compotas de frutas. A lingüiça e o queijo parmesão são outros produtos típicos da cidade. Nas áreas rurais também são produzidos alimentos sofisticados de alta qualidade como champignons, endívias, ou trutas em cativeiro, assim como receitas diversas com pinhão (fruto da Araucária).

 

O clima parece ter sido trazido pelos europeus: temperaturas variando entre 25º positivos no verão e 5º negativos no inverno.O municipio tem uma altitude variando entre 970m e 2791,55m. As geadas são constantes nos meses de junho, julho e agosto. A região é um presente tanto para aqueles que buscam apenas o sossego e a contemplação, quanto para os amantes de aventuras ecológicas e dos esportes radicais.